1 de julho de 2019

EnCantos das Tradições Juninas

No último sábado, dia 29 de junho, foi nossa Festa Junina.

O Colégio Integral levou seus convidados a se deixarem levar pela música, ritmo, cores, sabores e magia dos EnCantos das Tradições Juninas

Nossas Raízes Brasileiras e nossa condição de eternos aprendizes nos convocaram a olhar, viver, sentir, entender e honrar nosso Patrimônio Cultural, com uma festa pautada na raiz das comemorações Juninas no Brasil. Essa mistura das crenças europeias, africanas e indígenas confluem para os festejos de respeito à vida, aos ciclos e às diferenças, enchendo nossos olhos, a boca e o coração de alegria e história.

No dia de São Pedro e São Paulo, os alunos da Educação Infantil (turmas  Mãos na terra” e “Detetives da Natureza”) que estudaram a nossa história culinária, nos presentearam com a apresentação “Rala o coco, mexe a canjica”, e os brincantes alunos do Jardim 3 (turmas “Amigo estou aqui”, “Flora” e “Vulcão”) descobriram como proteger as nossas plantações e nos apresentaram os “Espantalhos”. Os Primeiros anos, de forma valente e cheios de ritmo, ensinaram que é no “Balaio” que guardamos a Colheita.

As crianças dos Segundos anos aprenderam direitinho o ritmo do Siriri, uma dança luso-africana que se popularizou na região Centro-Oeste do nosso país, enquanto os Terceiros anos soltaram a língua e o corpo para cantar e dançar o Carimbó, de origem indígena, com forte representatividade no nordeste.

Na nossa tarde tivemos a presença forte e marcante do Boi de Parintins. Os Quartos anos nos convidaram a viver o respeito às diferenças e dançar, como no Norte brasileiro, uma Toada de roda dos bois Garantido e Caprichoso. Na sequência uma manifestação artística multicultural com nossos Quintos anos, a clássica Quadrilha!

Para finalizar, os alunos do Período Integral nos levaram para a beira da praia, e nos convidaram a cirandar, em círculo, de mãos dadas, em sintonia, no mesmo compasso, unidos para cantar e encantar a vida!

Nosso agradecimento à todos os envolvidos. Nosso agradecimento às famílias e aos alunos, que fizeram essa festa maravilhosa.