Notícias





  • COMEMORAÇÕES JUNINAS 2017
    Data: 18/07/17   Autor: Ana Paula Masiero

    EDUCAÇÃO INFANTIL – A Dança da Lanterna

    Neste ano, aprenderemos a História da Menina da Lanterna que vai à busca da sua luz interior – luz que ilumina, que aquece e que alimenta.
    Todos juntos – crianças, professores e familiares a Andança Junina. Durante o trajeto pela escola celebraremos um semestre de trabalho, de novas amizades, de crescimento e muita aprendizagem.
    Todos juntos, cada um com sua lanterna!

     

    1º ANOS – Dança do Coco

     Típica do período junino, a Dança do Coco é herança dos indígenas e africanos. Aprendemos com eles a apreciar o fruto e a dançar no molejo do canto das quebradeiras de coco.
    Nossos Contadores de História do 1º ano desbravarão a mata em busca de alegria, na cadência do som. A sonoridade será completa com as batidas do coco que cada integrante carregará nas mãos.

    2º ANOS -Dança da Sanfona

    Acordeão, gaita de foles… sanfona – são muitos os nomes dados a esse instrumento que chegou ao Brasil pelos italianos e alemães e que tão rápido passou a fazer parte da nossa cultura, sendo hoje um instrumento muito popular.
    De som inconfundível, a sanfona guiou os passos dos nossos Contadores de História do 2º ano. Com passadas firmes e bailado leve, os alunos levaram a alegria da boa dança ao som desse instrumento genial.
    Atualizado há ± um mêsTiradas em Colégio Integral

     

    3º ANOS – Dança da Vassoura

    Contam os mais antigos que os primeiros imigrantes que aqui chegaram trabalhavam muito, dia e noite, lavrando a terra, cuidando do pasto, criando seus filhos. E para compensar a dificuldade de viver em uma terra nova, à noite se reuniam em família para apreciar a música típica de sua região.
    Essa diversão coletiva sempre terminava em dança e para que nenhum integrante da família ficasse sem o seu par, a vassoura era muito utilizada.
    Com esse espírito, nossos Contadores de História do 3º ano apresentaram na Dança da Vassoura que é falta de educação dama ficar sentada.

    4º ANOS -As Mocinhas da Cidade

    Os Contadores de História do 4º ano apresentaram, em sua dança, porque “As mocinhas da Cidade” é considerada um patrimônio cultural do nosso estado; quase que um “hino caipira” da gente da nossa terra.
    Cantada de geração a geração essa melódica canção retrata um Paraná ainda em desenvolvimento, por volta de 1950. Mal sabiam o compositor Nhô Belarmino e sua companheira Nhá Gabriela que a música iria fazer tanto sucesso.

     

    5º ANOS – Quadrilha

    A quadrilha junina, também conhecida como matuta ou caipira é uma dança típica de antigas regiões rurais, mas sua origem aconteceu do outro lado do Atlântico, em especial na França e Inglaterra. O hábito veio para o Brasil junto com os costumes e tradições da família imperial. Demorou anos para que essa dança saísse dos salões nobres para as ruas.
    Depois que a população tomou gosto pela coreografia de movimentos ensaiados, marcados com um linguajar folclórico, todo mês de junho, há anos, brasileiros carregam o sotaque do interior e se rendem aos movimentos, em pares, fazendo dessa dança o ponto máximo em comemoração ao casamento caipira.
    Olha a chuva! É mentira..
    A ponte quebrou… é mentira!