Notícias

• Depressão e Suicídio na Adolescência com o nosso ex-aluno Dr. Pedro Mario Pan Neto
    Data: 03/05/17   Autor: Ana Paula Masiero

Ontem, dia 02 de maio, conversamos sobre Depressão e Suicídio na Adolescência com o nosso ex-aluno Dr. Pedro Mario Pan Neto. Pudemos conhecer dados que mostram o quanto há de semelhança e preocupações a respeito da Saúde Mental dos adolescentes por meio de investigações científicas atuais. Foi importante visualizar o quadro de sinais da depressão que aparece desde os primeiros anos de vida e que na adolescência são potencializados e manifestados de forma visível e intensa. Nós, adultos, precisamos compreender que o sofrimento da depressão é real e graduado pela pessoa que o sente e não por nós.
    Queremos frisar a responsabilidade de educadores, pais e de toda a sociedade sobre a forma de abordar o tema “Suicídio”. Pesquisas mostram que conversas informativas e esclarecedoras devem acontecer entre os responsáveis e os adolescentes , pois isso diminui as tentativas no grupo de risco. O que precisamos entender, olhar de forma crítica e evitar são as informações, mensagens e vídeos irresponsáveis que dão sugestões e ferramentas para que os jovens fiquem curiosos a respeito do tema, sem a real consciência da gravidade do assunto.
    Em busca de uma sociedade mais unida, consciente e fortalecida, precisamos conversar e compartilhar todos os assuntos que mobilizam a nossa vida.
    Seguimos trabalhando para continuarmos sendo um APOIO a toda nossa comunidade escolar.
    Projeto Ubuntu Integral –“ Sou o que sou pelo que nós somos.”