Projetos





1º ano



Álbum Integral

O início do 1º ano traz muitas novidades e conquistas, e tudo isso merece ser registrado. Por meio de fotos, desenhos e das primeiras escritas, registra-se o capítulo inicial do Ensino Fundamental.

Livro de Rimas

Rimar é exercício prioritário para quem está aprendendo a escrever. Ao descobrir as possibilidades de rimas que cada nome oferece, as crianças aprimoram a consciência fonológica e reiventam a escrita de seu próprio nome.

Mata Atlântica

Este grande projeto permeia todo o ano letivo. Com muito estudo, experimentos e discussões, os alunos do 1º ano tornam-se conhecedores e amantes da natureza. Reconhecem sua importância e a responsabilidade de todos para com ela. Depois vem o “Grand Finale”, afinal, não basta estudar, é preciso vivenciar! Vamos todos a um mágico passeio até a serra da Graciosa, onde podemos verificar e apreciar tudo que aprendemos. Ao chegar em Morretes, pegamos a Litorina  e … é hora de relaxar e aproveitar!

Assim Assado

A oralidade não pode ficar de fora dos projetos do 1º ano e este é um bom momento para conhecermos a fundo a obra de uma grande escritora: Eva Furnari. Seguindo seus passos as crianças criam e representam versos nos moldes do livro “Assim Assado”. É uma grande diversão!

2º ano



Você troca

A poesia sempre deve fazer parte dos projetos escolares, e assim iniciamos o ano, poemando e trocando. Depois de tantas composições, é hora de filmar tudo. Ao compartilhar as produções, os alunos aprimoram a linguagem oral.

Vida de Inseto

É chegada a hora de conhecer um mundo minúsculo e fantástico. A vida na comunidade dos insetos pode trazer muitos ensinamentos. Como eles são organizados!

Transformação dos Alimentos

É preciso ter consciência! A maior parte dos alimentos que ingerimos todos os dias não surgem assim, como compramos no mercado. Eles são processados, transformados, industrializados. Por isso, devemos conhecê-los, estudá-los, pesquisá-los, para depois observar toda a transformação. Com a prática da aula-passeio, os alunos realizam uma saborosa visita à Colônia Witmarsun, onde podem presenciar todo o processo da transformação do leite em deliciosos e nutritivos alimentos.

Livro de Contos

Ao final do ano, os alunos do 2º ano já compreenderam que escrever é um prazer, porém é uma prática de responsabilidade. Então, chega a hora de reescrever alguns Contos de Fadas, uma atividade nada fácil. Mas no final, todo esforço compensa; o livro fica um show!

3º ano



O solo

Como um dos componentes elementares do planeta Terra, o solo é estudado com profundidade pelos alunos do 3º ano. O projeto conta com o apoio do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, que recebe nossos alunos em seu laboratório demonstrativo. Lá, pode-se ver, “ao vivo e em cores” toda a constituição das camadas do solo, compreender sua função e importância, assim como seu desgaste.

Espaço urbano e rural

Estabelelecer o vínculo entre o urbano e o rural é um processo de cidadania. Neste projeto, os alunos aprendem sobre o relacionamento existente entre esses espaços e quanto o meio rural é determinante para a manutenção da vida nas cidades.

Água

O uso da água deve ser uma preocupação de todos. Por esse caminho percorre o projeto Água: Conhecer para se responsabilizar.

4º ano



Fontes históricas

O homem é um ser histórico e, por isso, deve saber ir ao encontro de suas fontes históricas – os registros – que podem ser encontrados em casa e em outros lugares, como nos museus. É num destes lugares fantásticos que o projeto tem seu ponto alto: “A visita ao museu Paranaense”. Lá, os alunos têm a oportunidade de perceber o quanto é importante documentar a nossa história.

Etnias formadoras do Paraná

Nosso povo é rico na mescla de etnias e a constituição das famílias do Colégio Integral é a prova viva desta riqueza. Estudando seus ancestrais e com ajuda dos registros históricos, as crianças descobrem como é formado o povo brasileiro.

Cidades históricas – Paranaguá  e Lapa

A história do Paraná é fortemente traduzida nas ruas e construções de duas importantes cidades, Lapa e Paranaguá. A visita a estes locais propicia aos alunos uma visão histórica real, cheias de significados.

5º ano



Lendo e Trocando

Partilhar leituras é um hábito de nossos alunos, que ao chegar ao 5º ano recebem uma nova maneira de comunicar suas indicações literárias: o blog. Cabe aos alunos alimentar o blog da turma com   informações a respeito dos livros lidos.Um espaço democrático de comunicação entre alunos.Quanto mais gente, melhor!

Blog: quintal dos 5os anos

Astronomia: “um olhar para o céu”

Os alunos do 5º ano ganham um presente em forma de aula: o ateliê de astronomia. É hora de perceber que do próprio quintal é possível viajar até as estrelas! Esta viagem é compartilhada com a comunidade escolar, por meio da escrita de um blog.

Topo