10 de março de 2020

18° Feira da Troca

“Mas o que é uma Feira de Troca?”

Muitas pessoas têm dúvida sobre esse tema, então vamos lá!

As feiras de trocas se baseiam em princípios da economia solidária: substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação; valorizar o trabalho, o saber e a criatividade humana e não o capital e sua propriedade; buscar um intercâmbio respeitoso com a natureza.

Ela possibilita o entrosamento e socialização entre os alunos e famílias. Muito mais do que trocar “coisas” que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações e as aquisições não precisam ser pautadas na compra.

Data: 14 de Março

“O QUE DEVEMOS LEVAR PARA A FEIRA?”

Traga um tecido (pode ser canga, esteira, tapete…) para organizar os objetos de troca e um banquinho ou uma cadeira de praia. Se quiser traga um lanche saudável.

“O QUE PODEMOS TROCAR?”

Brinquedos, jogos, roupas, calçados, uniformes da escola em bom estado,
livros de literatura (aproveitem para adquirir e/ou repassar os livros solicitados nas listas de materiais), enfeites, eletrônicos – são alguns exemplos das possíveis trocas; vale até uma massagem, uma planta, uma indicação de prestação de serviço, um abraço e tudo o que a sua criatividade inspirar.

IMPORTANTE
Nesse evento não há circulação de dinheiro. O objetivo é poder estabelecer novos valores para um objeto a partir da necessidade de cada um.

AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS

Temos um espaço na página do Facebook da escola: https://www.facebook.com/groups/1862508570685487/ que possibilita postar anúncios de prestação de serviço da Comunidade Integral. Como é um grupo fechado, o usuário deverá solicitar aprovação de participação. Sabemos que muitos pais trabalham de maneira autônoma e podem disponibilizar suas atividades divulgando-as na escola de seu(sua) filho(a).

Participar é mais do que um exercício de desapego. É uma atitude sustentável!

Equipe Integral