Colégio Integral

Acontece

26 de maio de 2020

Comunicado 2 – Questão Financeira

Ainda sobre a questão financeira

Avaliando cuidadosamente todas as variáveis para poder mensurar a redução dos custos operacionais para então decidir, com responsabilidade, sobre a possibilidade de descontos nas parcelas da anuidade escolar, o Colégio Integral quer ressaltar a todos os pais e responsáveis os seguintes aspectos:

I – não fazemos parte de nenhum grupo educacional, nem temos por trás o suporte de qualquer organização religiosa ou financeira: dependemos das receitas mensais para poder honrar nossos compromissos financeiros, como qualquer família.  Somos uma escola, onde todos são apenas professores e  sempre aprendizes;

II – apesar das possibilidades abertas pela legislação de emergência, optamos por não demitir, não reduzir salários, nem suspender contratos de professores. Acreditamos que vale a pena qualquer esforço para manter suas remunerações, evitando assim transtornos e sobressaltos adicionais a nossas equipes, nesse momento tão delicado;

III – sim, há alguns custos que estão suspensos, mas por outro lado, ainda não sabemos quanto custará o retorno às atividades: quanto será necessário investir para cumprir protocolos sanitários, quanto será necessário para cobrir despesas com a extensão do calendário, com aulas de revisão e reforço, com o previsível aumento da carga horária diária. Fizemos uma previsão em setembro do ano passado, a qual serviu para estabelecermos um valor de anuidade compatível com uma determinada demanda. Caso a nova realidade (que não foi causada, muito menos desejada por nós)  exija orçamento superior ao que previmos, não iremos aos nossos contratantes exigir aumento dos valores pactuados: simplesmente caberá a nós fazer o que for necessário (e faremos!) para cumprir eficientemente nosso contrato;

IV – Nota Técnica  14/20, da Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, recomendou que fosse aberta possibilidade de negociação entre escola e pais, para o atendimento a necessidades específicas. Já estávamos fazendo isso quando a Nota foi emitida e o fizemos durante os meses de abril e maio. A saber: 

  • parcelas da anuidade do Jardim I e II foram reduzidas nos meses de maio e junho (esta redução se estenderá até julho);
  • da mesma forma foram tratadas as anuidades do Contraturno (Período Integral e Semi-Integral);
  • negociamos individualmente com   22% (vinte e dois por cento) dos pais de alunos, criando alternativas para pagamento, desde maio até o mês de julho.

V – o percentual de inadimplência triplicou. Diversas famílias solicitaram transferência de seus filhos para escolas públicas: é lamentável, mas certas realidades excedem os limites aos quais a escola está sujeita.

 Fizemos todo o possível, em todos os casos. Mesmo assim, sentimos que há, por parte das famílias, uma expectativa de algum desconto que se estenda a todos.  

Assim sendo, não sem sacrifício, mas apesar de tudo, com otimismo e esperança de retorno até agosto  e  considerando ainda:

  • que a escola já mantém políticas diversas de bonificação que abrangem todas as famílias;
  • as negociações firmadas individualmente, dentro das possibilidades da escola (22% do total de alunos);

decidimos   estender a todos os pais – não funcionários da SEI e que não tenham sido beneficiados pelas negociações recentes, uma bonificação adicional de 5% (cinco por cento) exclusivamente sobre as parcelas de junho e julho. Importante frisar que este desconto extraordinário e não prorrogável, estará vinculado ao pagamento pontual das parcelas respectivas até o dia 02 do mês de vencimento (02/junho e 02/julho). Os boletos estarão disponíveis no site a partir do dia 29 de maio de 2020.

Somos gratos ao estímulo e reconhecimento diário manifestados pela expressiva maioria dos pais de nossos alunos e aos pais que se posicionaram abrindo mão de descontos por não terem sofrido redução de suas rendas.

Percebemos, com alegria, que embora sem abraços, é possível continuar mantendo um relacionamento próximo com todos.  Nossos vínculos são profundos e resistentes.

Muito obrigado.
Colégio Integral