8 de abril de 2020

Comunicado III

Querida Comunidade Integral:

A incerteza sobre a autorização dos órgãos competentes para reinício das atividades escolares não nos deixa alternativa no processo de tomada de decisão que não seja a de fazê-lo passo a passo, considerando a situação anômala causada pela pandemia do COVID-19.

Nossos professores

Esses estão a todo vapor!

Desde o dia 20 de março preparam propostas de manutenção dos conteúdos já trabalhados. E agora se reúnem para pensar e elaborar aulas e materiais que dão sequência aos projetos anuais. Todos se desafiando, aprendendo e contribuindo para buscar a conexão real através do virtual. Eles estão selecionando a melhor linguagem tecnológica, nunca perdendo de vista as características de nossos alunos e muitas vezes ‘quebrando a cabeça’ para melhor atendê-los.

Nossas decisões

I – Continuaremos a disponibilizar atividades escolares de forma remota aos alunos de Ensino Fundamental e Médio, com amparo nas disposições da Deliberação 01/2020, do Conselho Estadual de Educação, enquanto durar o regime especial ali previsto. Esses materiais – estudo dirigido, mapa conceitual, leituras orientadas, produções textuais, resolução de situações-problema, videoaulas, chats, entre outros – fazem parte das modalidades organizativas do ensino, e os alunos estão sendo permanentemente avaliados, em termos de frequência, participação e avanços na aquisição dos conhecimentos. Todos os alunos deverão disponibilizar um tempo diário para cumprir as propostas encaminhadas.

II – Asseguramos a reposição presencial da carga horária prevista para o ano de 2020 contando com dias do recesso de julho, sábados letivos e, eventualmente, dias do mês de dezembro.

III Com essas medidas, não-presenciais e presenciais, cumpriremos com eficiência, tranquilidade e respeito à individualidade dos nossos alunos todo o trabalho pedagógico planejado para este ano, realizando o número de horas anuais determinado por lei para cada nível de ensino.

Nossa Educação Infantil e 1º ano

Está lindo de se ver a interação dos professores com os nossos pequenos e com as famílias – essas sempre dispostas a compartilhar seus dias com as produções das crianças. Não mediremos esforços e não nos faltará criatividade e afetividade para envolvê-los no tempo que ainda falta para o nosso reencontro.

Nossa anuidade

I. Ensino Regular

Com a mesma transparência e respeito queremos tratar desse assunto.

Precisamos entender que não existe mensalidade escolar. Existe uma anuidade que é dividida em 13, 12 ou 11 parcelas, de acordo com a conveniência dos pais. Essa anuidade corresponde à proposta pedagógica específica para cada série e nível de ensino, conforme a carga horária de nossa matriz curricular.

Cumpriremos integralmente o contrato de prestação de serviços assinado no ato da matrícula. Portanto, a anuidade é devida e o serviço educacional correspondente será prestado.

II. Período Integral e Semi-Integral

Em relação a essa modalidade, a situação é diferente: não dispomos de tempo físico para repor integralmente os serviços relativos ao mês de abril, embora a escola tenha de manter a estrutura necessária para a retomada dessas atividades ao fim da quarentena.

Assim sendo, especificamente para os alunos do Período Integral e Semi-Integral, a parcela de maio (vencimento em 15/05) será abonada em 50% (cinquenta por cento).

III. Nosso atendimento às famílias durante a quarentena

Temos consciência das dificuldades financeiras que algumas famílias temem. De nossa parte, também há temores.

Uma escola é feita essencialmente de pessoas. Folhas de pagamento e encargos sociais são nossas maiores despesas e também nossa maior preocupação. Honrar salários e garantir empregos sempre foi nosso compromisso.

Estamos nos esforçando para acolher a todos e buscar em conjunto, quando necessário, uma solução viável para ambas as partes.

Se esse for o seu caso, acione a secretaria ligando para 99671-8343/3027-2744, das 10 às 16 horas, a partir de 13 de abril, ou pelo e-mail   ana.masiero@colegiointegral.com.br , ou ainda, a partir de 22 de abril, pelo endereço eletrônico  maina@colegiointegral.com.br, para ver se conseguimos encontrar uma solução que atenda os interesses/necessidades de ambas as partes.

Desejamos que todos continuem bem, cuidando de si e dos seus, até nosso retorno, agora previsto para o dia 04 de maio.

Um abraço virtual!