5 de maio de 2020

Comunicado – Questão Financeira

Sobre a questão financeira .

O Colégio tem sido questionado sobre a concessão de descontos , em face de benefícios que o governo está dando às empresas, bem como redução de despesas com materiais de consumo e outras.

1. O benefício concedido pelo governo é o aumento de prazo para recolhimento de impostos e tributos : o que não precisar ser pago agora, deverá ser recolhido parceladamente no segundo semestre;
  2. Luz, água, materiais de limpeza e consumo têm impacto muito pequeno no custo total; o desconto proporcional seria irrisório;
  3. Optamos por não demitir funcionários , nem reduzir salários. Professores e colaboradores em geral merecem ser poupados de mais inseguranças e a estrutura precisa ser mantida para o retorno . Folha de pagamento e encargos significam quase 70% das despesas gerais;
  4. No início do mês de abril, abrimos canal de negociação com as famílias que estão em dificuldades e estamos atendendo a todos os que nos procuram da melhor maneira possível;
  5. Apesar de nossos esforços, a inadimplência aumentou bastante, o que embora seja compreensível, aumenta as dificuldades para que a escola possa honrar seus compromissos financeiros e gera inseguranças sobre o futuro, na medida em que não sabemos ainda quando retornaremos às atividades presenciais e quais serão os custos do retorno;
  6. Atividades de Período Integral e Semi-Integral , que não poderão ser repostas, já tiveram suas parcelas de anuidade bonificadas enquanto durar a quarentena. Do mesmo modo estamos procedendo com Jardim I e Jardim II, que pela idade dos alunos , têm menos possibilidades de ser alcançados eficientemente no ambiente virtual ;
  7. Nosso trabalho remoto não se resume ao compartilhamento de vídeos, aulas esporádicas, materiais prontos ofertados pelas editoras ou exercícios de livros didáticos. Alunos e professores estão trabalhando juntos, cumprindo projetos, privilegiando conteúdos essenciais, atendendo individualmente, avaliando resultados e o primeiro trimestre letivo será fechado no dia 29 de maio, com resultados satisfatórios e respeito ao tempo e modo de aprender de cada um . Para isso, professores e coordenadores dialogam constantemente e perseguem estratégias diversas para alinhamento do trabalho. A especificidade de cada faixa etária exige olhar apurado e projeção do que será necessário no retorno às atividades presenciais.

Essas ponderações não excluem nossa preocupação com os orçamentos das famílias e os temores e dificuldades que, como todos nós , estão sofrendo . Estamos avaliando cuidadosamente todas as variáveis, para poder mensurar, no decorrer deste mês de maio, a redução de custos operacionais do mês de abril . Faremos o que for possível para , na parcela de junho, beneficiar linearmente as famílias de nossos alunos com um abatimento proporcional, se não pelo valor em si, como demonstração de nossa sensibilidade para com a demanda que tem sido feita por vários pais nesse sentido.

Voltaremos a fazer contato nos próximos dias.

Já demos início aos preparativos para a reabertura da escola, embora ainda não saibamos quando será, redesenhando nossas rotinas e procedimentos de modo a priorizar a segurança em saúde de alunos e professores.