6 de fevereiro de 2019

Por que a tecnologia é cada vez mais importante na educação?

Laboratórios Maker, aulas de desenvolvimento de jogos e de robótica já são uma realidade em vários países pelo mundo. A tecnologia unida à da educação, aproxima a escola ao universo do aluno, explorando e desenvolvendo as capacidades personalizadas de cada um, com base nas habilidades técnicas e interpessoais, criando novos formatos de aprendizagem alinhados com os desafios do futuro. Podemos dividir em 3 pontos, (de acordo com a matéria especial do Por Vir), alguns dos benefícios da tecnologia na educação:

Equidade:
• Ampliação do acesso ao conhecimento e a recursos educacionais diversificados;
• Personalização (inteligência artificial para acompanhar o que cada um aprendeu e como aprende melhor, tudo isso em tempo real, além da oferta do que cada um precisa, a partir dos seus interesses e ritmos)

Qualidade:
• Um conjunto de recursos mais ricos, interativos, dinâmicos, que ajudam o aluno a compreender e utilizar o que aprende;
• Apoio ao professor na construção de estratégias pedagógicas mais eficazes;
• Disponível a toda hora, em qualquer lugar, inclusive dando mais autonomia para o aluno (coconstrutor).

Contemporaneidade:
• Aprendizagem que dialoga com o universo dos alunos do século 21, intensamente mediado pelas tecnologias;
• Preparação para a vida presente e futura, que também demanda competências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos.

Unir o estudo essencial com as inovações na tecnologia, possibilita que os estudantes pensem como inventores ao invés de serem ensinados sobre as invenções, levando a um aumento do potencial de aprendizado de cada um e da capacidade de serem atuantes na sociedade.

Por CodeHow Education