6 de março de 2020

Projeto de orientação profissional

Iniciamos o Projeto de Orientação Profissional para o Ensino Médio, com a Psicóloga Educacional Clariana Mazon do Grupo Uninter.

Para a 1ª série do EM: Teste Maturidade Profissional
Esta intervenção busca promover uma análise crítica da maturidade profissional dos alunos ingressantes no Ensino Médio, a fim de levantar o questionamento sobre sua prontidão para o momento da escolha. Foram analisadas cinco competências que são primordiais para uma boa escolha, não só profissional, mas para a vida: Determinação; Responsabilidade; Independência; Autoconhecimento e; Conhecimento da Realidade Socioprofissional.

Para a 2ª série do EM: Teste De olho no seu potencial
O trabalho destinado a estas turmas buscou promover a identificação das competências que cada área de atuação exige em sua prática profissional e quais as competências que os alunos possuem.
Após responderem ao questionário os alunos receberam o resultado das áreas de aptidões do seu perfil. O objetivo primordial dessa atividade é levar o aluno a questionar quais áreas de atuações são mais compatíveis com o seu perfil e afinidades e o que cada área exige que seja desenvolvido para que possa atuar. Foi trabalhado as quatro grandes áreas: Humanas, Exatas, Biológica, Artes.

Para o 3ª série do EM: Palestra Pré-Enem
Os alunos desta etapa estão em um momento muito peculiar. Apesar de algumas dúvidas em relação a qual caminho seguir, após o EM eles estão se preparando para diversos processos seletivos.
Buscando auxiliar os alunos nesse processo, foi ministrada uma palestra: “Redação do ENEM”. A palestra foi focada nas cinco competências avaliadas e formas ingresso nas Universidades
– Norma culta;
– Adequação a proposta;
– Coerência e coesão;
– Argumentação;
– Proposta de Intervenção social;
-Prouni;
– Sisu;
– Fies.

Em complementação, será disponibilizado aos alunos o Curso Preparatório Pré-Enem, que contém 300 videoaulas de todos os conteúdos do EM, na modalidade a distância.