12 de novembro de 2019

Tecnologia: ferramenta de aprendizado na botânica

A cidade de Curitiba está inserida dentro do bioma da Mata Atlântica, onde a vegetação nativa característica é chamada Floresta com Araucárias. Durante a saída de campo, os alunos e alunas observaram as espécies vegetais deste local. O objetivo principal desta atividade foi reconhecer o grupo ancestral e os quatro grandes grupos de plantas, bem como, as mudanças evolutivas e características ecológicas desses grupos. A atividade aconteceu no Bosque Municipal do Papa João Paulo II.

Utilizando diferentes linguagens e ferramentas para apresentar e complementar o conteúdo de Botânica, a professora de Biologia Pollyana recorreu a recursos tecnológicos. Alunos e alunas do 2ª série do Ensino Médio, com seus próprios celulares, puderam utilizar a tecnologia (gratuita) como uma ferramenta de aprendizado do conteúdo de Botânica. A proposta se deu a partir da analogia da “caça ao tesouro”, porém utilizando os recursos tecnológicos online de QR code*.

*Códigos QR, ou QR Codes, são códigos de barras bidimensionais, que podem ser facilmente escaneados com as câmeras de celulares e de tablets. São semelhantes aos códigos de barras de produtos.