29 de outubro de 2020

Vestibular 2021 – PUC Minas

Você conhece a PUC Minas?

Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil – é a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education e foi eleita por seis vezes pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, como a melhor entre as particulares do país – e reconhecida pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, como a maior universidade católica do mundo, a PUC Minas abriga mais de 73 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação. O corpo docente permanente em torno de 1,7 mil professores e 2,9 mil funcionários.

A Universidade tem como missão o desenvolvimento humano e social da comunidade acadêmica a partir da formação ética e solidária, da produção e disseminação de conhecimento, arte e cultura. O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão se articula em projetos inovadores e voltados para a transformação da sociedade.

No que se refere à internacionalização, a PUC Minas possui uma política estratégica que envolve o desenvolvimento, orientação e promoção internacional nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Conta com mais de 170 convênios com instituições de ensino superior em todo o mundo e participa de diversas redes de cooperação internacional na área da educação

A compreensão da necessidade de superar as barreiras de tempo e espaço fez com que a Universidade investisse fortemente em tecnologias avançadas, ampliando o acesso à formação superior a milhares de alunos. Se em 2003 havia apenas 288 alunos matriculados em cinco disciplinas ofertadas a distância, atualmente são mais de 19 mil alunos de graduação matriculados em disciplinas a distância ofertadas em cursos presenciais, cursos a distância e semipresenciais. Além da graduação, a PUC Minas Virtual disponibiliza a mais de 20 mil matriculados formação continuada em cursos de especialização ou de atualização profissional.

O compromisso com a inclusão social e promoção da cidadania por meio da educação fez da PUC Minas uma das pioneiras na implantação do programa de concessão de bolsas de estudos do governo federal, o ProUni. A Universidade concedeu, desde a adesão até o 1º semestre de 2018, mais de 42 mil bolsas de estudos pelo programa.

A pós-graduação também acumula grandes avanços e conta com 17 programas stricto sensu – mestrado e doutorado – em áreas diversas. Na pós-graduação lato sensu, são mais de 400 cursos em andamento e mais de sete mil alunos em 13 unidades e no stricto sensu são 29 cursos, que agregam 1,5 mil estudantes. Na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) que avalia mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados, 16 têm nota cinco (muito bom), numa escala que vai de um a sete. Entre os programas, destacou-se o Programa de Pós-graduação em Direito, que obteve nota 6, alcançando nível de excelência e reconhecimento internacional.

Vestibular 2021

Agora, o processo seletivo acontece de acordo com o curso escolhido. Para Medicina, Direito – manhã (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), Odontologia – integral (Coração Eucarístico), Odontologia – integral (Poços de Caldas), Psicologia – manhã (Coração Eucarístico), Relações Internacionais – manhã (Coração Eucarístico), você faz sua inscrição até o dia 08 de novembro e escolhe se deseja fazer uma prova online, no dia 21 de novembro ou seleção pela nota do Enem. Após a divulgação do resultado, no dia 03 de dezembro, os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o cronograma previsto no edital.

Para os demais cursos, você pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem. O resultado é divulgado em até 72 horas após realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. A matrícula também ocorrerá totalmente a distância, logo após divulgação do resultado para cada candidato.

Se você ainda não decidiu qual curso fazer, não se preocupe! A PUC minas criou um teste de orientação profissional online e gratuito que vai facilitar a sua escolha.

Acesse o site http://portal.pucminas.br/vestibular/ para maiores informações!