Colégio Integral

Ensino Fundamental 1


Construir e Ampliar

Colégio Integral - Ensino Fundamental 1
Estimular o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo, entendendo que há mais de um caminho como escolha para a construção dos saberes que se fazem diariamente no diálogo e na negociação de ideias.

O Ensino Fundamental I é a fase na qual o aluno é instrumentalizado para desenvolver sua competência leitora, de escrita, de argumentação, de cálculo e raciocínio para reflexão e interpretação do mundo. Nesse período vivencia seus valores, se depara com o de seus pares e constrói novas atitudes.

A transição: novos desafios
e alfabetização

Ler e escrever

Nos primeiros dois anos do Ensino Fundamental I a ação pedagógica tem como foco a alfabetização. O trabalho consiste em dar sentido ao ato de ler e escrever como um processo de construção

O saber matemático

Nessa fase, o saber matemático explora a ideia e a construção do número, ampliando as diversas possibilidades e estratégias de cálculo

O espírito investigativo

Ao longo dos anos desenvolvem-se as competências e habilidades de pensar com espírito investigativo e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos que adquiriu para compreender e atuar no mundo.

O meio social

Adquire-se maior compreensão do seu meio social e o conhecimento de diferentes culturas.

Autonomia intelectual

Ao final estará pronto para assumir o papel de estudante por meio do vínculo com a aprendizagem e ampliação da autonomia intelectual.

Habilidades desenvolvidas no Ensino Fundamental I

Ao ingressar no Ensino Fundamental os estudantes vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiências da Educação Infantil, para uma organização curricular estruturada por áreas de conhecimento e componentes curriculares. Conheça os componentes e as habilidades que seu filho desenvolverá em cada uma dessas áreas:

  • Ensino Fundamental 1 - Linguagens

    Linguagens

    • Língua Portuguesa: Desenvolver e ampliar a oralidade, iniciar e consolidar a alfabetização, aprimorar a leitura e a produção de textos, gramática e ortografia;
    • Arte: Conectar os alunos às artes visuais e outras possibilidades de linguagens, considerando as seis dimensões do conhecimento artístico: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão;
    • Educação Física: Promover a descoberta e compreensão dos significados que os grupos sociais conferem às diferentes manifestações da cultura corporal e do movimento por meio de brincadeiras, jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.
  • Ensino Fundamental 1 - Matemática

    Matemática

    • Oferecer ao aluno ferramentas matemáticas como forma de compreender e atuar no seu dia a dia;
    • Capacitá-lo para solução de problemas, estratégias de cálculo de adição, subtração, multiplicação e divisão, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística;
  • Ensino Fundamental 1 - Ciências da Natureza

    Ciências da Natureza

    • Matéria e energia: Permitir ao aluno identificar as características de diferentes materiais nos objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados, uso consciente e sustentabilidade. Tratar de luz, som, misturas, transformação e ciclos;
    • Vida e Evolução: Trabalhar o reconhecimento dos animais, plantas e outros seres vivos; o funcionamento do corpo humano e o respeito à diversidade; o planeta Terra e Universo.
  • Ensino Fundamental 1 - Ciências Humanas

    Ciências Humanas

    • Geografia: Reconhecer o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; o mundo do trabalho; as formas de representação e pensamento espacial; discutir elementos da natureza, ambientes e qualidade de vida;
    • História: Pensar sobre mundo pessoal: meu lugar no mundo; eu, meu grupo social e meu tempo; a comunidade e seus registros; o trabalho e a sustentabilidade, as formas de registrar as experiências, o trabalho e a sustentabilidade na comunidade. Entender as pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município, o lugar em que vive; ampliar a noção de espaço público e privado. Trabalhar as questões históricas relativas às migrações, povos, linguagens e culturas.

Currículo

Linguagens

  • Língua Portuguesa
  • Inglês
  • Arte
  • Educação Física

Matemática

  • Matemática

Ciências da natureza

  • Ciências
  • Laboratório de Ciências

Ciências humanas

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Ateliês
  • Leitura Compartilhada
  • Biblioteca
  • Jogos Matemáticos
  • Texto Coletivo
  • Pesquisa
  • Hora do Conto
  • Canto Coral
  • Produção Textual
  • Atividades Estruturadas
  • Uso do Livro Didático
  • Tarefa de Casa
  • Apresentações Orais
  • Projetos de Trabalho
  • Atividades Externas
  • Vivências Teatrais
  • Atividades Aquáticas
  • Construção de Álbuns e BTs (Biblioteca do Trabalho)
  • Mostra dos Trabalhos
  • Autoavaliação
  • Assistência Pedagógica

Período Integral

Atividades complementares do contraturno

Organizado para o desenvolvimento do bem-estar físico, afetivo, social e intelectual, visa ampliar o olhar de mundo e diversificar as referências culturais dos alunos. O contra turno no Colégio Integral tem uma estética e uma plástica lúdica, levando em conta as peculiaridades de cada faixa etária.

Sem substituir as aprendizagens e relacionamentos específicos do ambiente familiar, harmoniza, numa dinâmica afetiva, rica e bem acompanhada, o desenvolvimento de todas as potencialidades de seus integrantes. Nas atividades semanais do período Integral estão: ateliês de expressão artística (plástica, dança e música), prática de yoga, natação, inglês, além de visitas mensais ao MON (museu), de descobertas e partilhas multiculturais e da versatilidade e flexibilidade de experiências possíveis ao período integral.

Pode oferecer, a critério dos pais, oportunidades de reforço escolar e acompanhamento das tarefas diárias.

Depoimentos de pais e alunos

  • "Ir ao museu, andar na rua, aprender a nadar, meditar, fazer yoga, ter contato com arte, música, teatro é infinitamente mais rico do que ficar em casa dormindo ou em telas. Além de ter mais brincadeira, o contraturno compõe de forma poética e divertida o aprendizado de vida dentro da escola."

    Família da Aurora do 1º ano

  • "O que realmente nos encanta na escola são os valores humanos que por ela circulam, integrando toda a equipe escolar, alunos e pais na construção de um lugar único no mundo, um lugar onde os conceitos que acreditamos estão presentes de forma verdadeira no dia a dia."

    Família do Vinícius do 4º ano

  • "O Francisco entrou no primeiro ano da Educação Infantil no Colégio Integral. Fomos acolhidos por toda a comunidade escolar. O Colégio proporciona a inclusão, participação e o debate de ideias. Somos agradecidos e muito felizes com a escolha que fizemos."

    Família do Francisco do 4º ano

  • "O Colégio Integral respeita cada um. As atividades vivenciadas são criativas e interativas, promovem a inclusão social e a exploração da diversidade cultural, ensina o uso do diálogo com a finalidade de terem consciência de cidadania e de que eles são capazes de transformar a sociedade."

    Família da Sofia do 6º ano e da Beatriz do 1º ano