Colégio Integral

Ensino Fundamental 2


Analisar e Ressignificar

Colégio Integral - Ensino Fundamental 2
Encorajar o pensamento analítico e investigativo, mediando oportunidades de discussão de ideias entre os alunos, para que pelo reconhecimento do que é diverso eles possam compreender a si mesmo e ao outro, desenvolvendo uma atitude de respeito e empatia.

Nessa fase, o aluno está vivendo a transição entre a infância e a adolescência, por isso, depara-se com transformações biológicas, psicológicas e emocionais, ao mesmo tempo em que amplia seus vínculos sociais e afetivos e amadurece suas possibilidades intelectuais e sua capacidade de abstração.

Reconhecendo-se: o sujeito
em desenvolvimento

Retomar e ressignificar

Nos anos finais do Ensino Fundamental o aluno irá retomar e ressignificar as aprendizagens das fases anteriores, aplicando-as no contexto das diferentes áreas do saber.

Ampliar o repertório

É o momento em que se amplia o repertório acadêmico e fortalece a autonomia, por meio das ferramentas oferecidas pela escola para que acesse, identifique e interaja criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. As conquistas centrais são: aprender a comunicar o saber, explicar como aprende, ensinar o outro, organizar as informações, realizar pesquisas e projetos de investigação.

Cultura digital

Nessa fase, as práticas escolares buscarão contemplar as necessidades do adolescente e aprofundarão as discussões sobre a cultura digital e suas manifestações. Ele será incentivado a ter uma participação mais consciente nesse universo digital.

Direitos humanos

É também nesse momento da vida escolar em que o estudante será desafiado a identificar e posicionar-se frente aos discursos de intolerância desnaturalizando qualquer forma de violência, refletindo sobre os direitos humanos e princípios democráticos.

O futuro

Aqui, inicia-se a reflexão sobre as oportunidades que o mundo oferece e suas incertezas, para cada jovem pensar seu futuro e outras possibilidades criativas no seu desenvolvimento pessoal e social.

Habilidades desenvolvidas no Ensino Fundamental II

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos irão apropriar-se de maior autonomia para produção dos conhecimentos escolares e problemas reais, ressignificando e ampliando seus saberes já adquiridos, relacionando-os às diferentes áreas do conhecimento. Conheça as habilidades que seu filho desenvolverá em cada uma dessas áreas:

  • Ensino Fundamental 2 - Linguagens

    Linguagens

    • Língua Portuguesa: Expandir o entendimento sobre gêneros, estilos e funções textuais. Ampliam-se as práticas investigativas e as experiências no campo artístico literário. Todos esses exercícios são associados ao estudo da língua e a norma-padrão. Os jovens assumem maior protagonismo nas práticas de linguagem;
    • Arte: Os alunos irão alargar seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos (nacionais e internacionais). Haverá maior sistematização dos conhecimentos e experiências mais diversificadas em relação a cada linguagem, considerando as culturas juvenis;
    • Educação Física: Propiciar novas e mais complexas experiências corporais relacionando-as ao produto cultural dessas práticas, valorizando suas funções e significados nos mais diversos grupos sociais;
    • Língua Inglesa: Oportunizar aos alunos a criação de novas formas de engajamento e interação no mundo por meio dos saberes linguísticos de um segundo idioma.
  • Ensino Fundamental 2 - Matemática

    Matemática

    • Propiciar ao aluno o entendimento da matemática em seu sentido mais amplo: sendo compreendida enquanto ciência humana;
    • Ampliar as ferramentas matemáticas, de raciocínio lógico e de tecnologias digitais em suas mais diferentes manifestações, capacitando-o para o exercício da matemática enquanto ferramenta de linguagem, de solução de problemas e de desenvolvimento e validação de dados.
  • Ensino Fundamental 2 - Ciências da Natureza

    Ciências da Natureza

    • Matéria e energia: oferecer ao estudante o conhecimento sobre misturas e transformações químicas, para que entenda plenamente os conceitos de matéria e energia e compreenda a relevância das transformações para os seres vivos;
    • Vida e Evolução: possibilitar o estudo das células aos ecossistemas, compreendendo organização, funcionamento e a importância do equilíbrio em todos os níveis. Discutir reprodução e sexualidade, oportunizando aos alunos a compreensão dos mecanismos de hereditariedade e evolução biológica;
    • Terra e Universo: permitir ao estudante a apropriação de conceitos relacionados ao Universo e compreensão de sua vastidão, destacando a forma e movimentos de nosso planeta. Discutir a composição, origem e importância de cada esfera (atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera) para a manutenção da vida na Terra.
  • Ensino Fundamental 2 - Ciências Humanas

    Ciências Humanas

    • Geografia: o aluno irá progredir na compreensão do espaço e da ação concreta das relações de poder, considerando também o espaço virtual da internet e as geotecnologias. Oportuniza-se a análise em diferentes escalas, capacitando-o para visualizar, relacionar, e entender espacialmente os fatos e fenômenos, objetos técnicos e o ordenamento do território;
    • História: a aprendizagem dessa disciplina se dá por meio da identificação dos eventos importantes na história do Ocidente de forma cronológica, seguido do exercício de seleção, compreensão e reflexão dos significados da produção, circulação e utilização de documentos históricos. Por fim, constrói-se conhecimento pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados para que o estudante possa elaborar suas próprias proposições.

Currículo

Linguagens

  • Língua Portuguesa
  • Inglês
  • Arte
  • Educação Física

Matemática

  • Matemática

Ciências da natureza

  • Ciências
  • Laboratório de Ciências

Ciências humanas

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Ateliês
  • Leitura Compartilhada
  • Biblioteca
  • Jogos Matemáticos
  • Texto Coletivo
  • Pesquisa
  • Produção Textual
  • Atividades Estruturadas
  • Uso do Livro Didático
  • Tarefa de Casa
  • Apresentações Orais
  • Projetos de Trabalho
  • Atividades Externas
  • Vivências Teatrais
  • Atividades Aquáticas
  • Construção de Álbuns e BTs (Biblioteca do Trabalho)
  • Mostra dos Trabalhos
  • Autoavaliação
  • Assistência Pedagógica

Período Integral

Atividades complementares do contraturno

Organizado para o desenvolvimento do bem-estar físico, afetivo, social e intelectual, visa ampliar o olhar de mundo e diversificar as referências culturais dos alunos. O contra turno no Colégio Integral tem uma estética e uma plástica lúdica, levando em conta as peculiaridades de cada faixa etária.

Sem substituir as aprendizagens e relacionamentos específicos do ambiente familiar, harmoniza, numa dinâmica afetiva, rica e bem acompanhada, o desenvolvimento de todas as potencialidades de seus integrantes. Nas atividades semanais do período Integral estão: ateliês de expressão artística (plástica, dança e música), prática de yoga, natação, inglês, além de visitas mensais ao MON (museu), de descobertas e partilhas multiculturais e da versatilidade e flexibilidade de experiências possíveis ao período integral.

Pode oferecer, a critério dos pais, oportunidades de reforço escolar e acompanhamento das tarefas diárias.

Depoimentos de pais e alunos

  • "O Colégio Integral foi uma escolha importante. Uma das grandes preocupações que sempre tive foi de buscar um Colégio que tivesse seu foco principal nos valores humanos, que buscasse conhecer seus alunos individualmente. Os professores e equipe pedagógica participam do dia a dia dos alunos, suas dificuldades, suas conquistas, sempre integrando a família no cotidiano escolar. Um ambiente onde todos são valorizados dentro de suas potencialidades, respeitando as necessidades individuais. É fantástico ver uma instituição de ensino onde pessoas acreditam no que estão fazendo e buscam crescer individualmente e em grupo, fazendo toda a diferença. A educação Integral não é focada apenas em conteúdos, mas em formação de indivíduos com autonomia, respeito e membros da coletividade."

    Família do Ulisses do 7º ano e do Ehab do 1º ano

  • "Manter viva a curiosidade e o prazer pelo aprendizado é marca dessa escola. Em relação à Laila, agradeço muito o apoio que tem recebido do Colégio, e do incentivo para realizar seus projetos, SOS Patinhas e Spray com Pimenta ( levar para toda escola o papel da mulher e sua importância na sociedade atual e passada) Nos sucessos e nos problemas que surgem ao longo do trabalho com esses projetos, ela aprende muito e cresce como pessoa."

    Família da Laila do 8º ano