Encorajar o pensamento analítico e investigativo, mediando oportunidades de discussão de ideias entre os alunos, para que pelo reconhecimento do que é diverso eles possam compreender a si mesmo e ao outro, desenvolvendo uma atitude de respeito e empatia.
Nessa fase, o aluno está vivendo a transição entre a infância e a adolescência, por isso, depara-se com transformações biológicas, psicológicas e emocionais, ao mesmo tempo em que amplia seus vínculos sociais e afetivos e amadurece suas possibilidades intelectuais e sua capacidade de abstração.
Reconhecendo-se: o sujeito
em desenvolvimento
Retomar e ressignificar
Nos anos finais do Ensino Fundamental o aluno irá retomar e ressignificar as aprendizagens das fases anteriores, aplicando-as no contexto das diferentes áreas do saber.
Ampliar o repertório
É o momento em que se amplia o repertório acadêmico e fortalece a autonomia, por meio das ferramentas oferecidas pela escola para que acesse, identifique e interaja criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. As conquistas centrais são: aprender a comunicar o saber, explicar como aprende, ensinar o outro, organizar as informações, realizar pesquisas e projetos de investigação.
Cultura digital
Nessa fase, as práticas escolares buscarão contemplar as necessidades do adolescente e aprofundarão as discussões sobre a cultura digital e suas manifestações. Ele será incentivado a ter uma participação mais consciente nesse universo digital.
Direitos humanos
É também nesse momento da vida escolar em que o estudante será desafiado a identificar e posicionar-se frente aos discursos de intolerância desnaturalizando qualquer forma de violência, refletindo sobre os direitos humanos e princípios democráticos.
O futuro
Aqui, inicia-se a reflexão sobre as oportunidades que o mundo oferece e suas incertezas, para cada jovem pensar seu futuro e outras possibilidades criativas no seu desenvolvimento pessoal e social.
Habilidades desenvolvidas no Ensino Fundamental II
Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos irão apropriar-se de maior autonomia para produção dos conhecimentos escolares e problemas reais, ressignificando e ampliando seus saberes já adquiridos, relacionando-os às diferentes áreas do conhecimento. Conheça as habilidades que seu filho desenvolverá em cada uma dessas áreas:
Currículo
Linguagens
- Língua Portuguesa
- Inglês
- Arte
- Educação Física
Matemática
- Matemática
Ciências da natureza
- Ciências
- Laboratório de Ciências
Ciências humanas
- História
- Geografia
- Filosofia
- Ateliês
- Leitura Compartilhada
- Biblioteca
- Jogos Matemáticos
- Texto Coletivo
- Pesquisa
- Produção Textual
- Atividades Estruturadas
- Uso do Livro Didático
- Tarefa de Casa
- Apresentações Orais
- Projetos de Trabalho
- Atividades Externas
- Vivências Teatrais
- Atividades Aquáticas
- Construção de Álbuns e BTs (Biblioteca do Trabalho)
- Mostra dos Trabalhos
- Autoavaliação
- Assistência Pedagógica
Período Integral
Atividades complementares do contraturno
Organizado para o desenvolvimento do bem-estar físico, afetivo, social e intelectual, visa ampliar o olhar de mundo e diversificar as referências culturais dos alunos. O contra turno no Colégio Integral tem uma estética e uma plástica lúdica, levando em conta as peculiaridades de cada faixa etária.
Sem substituir as aprendizagens e relacionamentos específicos do ambiente familiar, harmoniza, numa dinâmica afetiva, rica e bem acompanhada, o desenvolvimento de todas as potencialidades de seus integrantes. Nas atividades semanais do período Integral estão: ateliês de expressão artística (plástica, dança e música), prática de yoga, natação, inglês, além de visitas mensais ao MON (museu), de descobertas e partilhas multiculturais e da versatilidade e flexibilidade de experiências possíveis ao período integral.
Pode oferecer, a critério dos pais, oportunidades de reforço escolar e acompanhamento das tarefas diárias.
Depoimentos de pais e alunos
-
"O Colégio Integral foi uma escolha importante. Uma das grandes preocupações que sempre tive foi de buscar um Colégio que tivesse seu foco principal nos valores humanos, que buscasse conhecer seus alunos individualmente. Os professores e equipe pedagógica participam do dia a dia dos alunos, suas dificuldades, suas conquistas, sempre integrando a família no cotidiano escolar. Um ambiente onde todos são valorizados dentro de suas potencialidades, respeitando as necessidades individuais. É fantástico ver uma instituição de ensino onde pessoas acreditam no que estão fazendo e buscam crescer individualmente e em grupo, fazendo toda a diferença. A educação Integral não é focada apenas em conteúdos, mas em formação de indivíduos com autonomia, respeito e membros da coletividade."
Família do Ulisses do 7º ano e do Ehab do 1º ano
-
"Manter viva a curiosidade e o prazer pelo aprendizado é marca dessa escola. Em relação à Laila, agradeço muito o apoio que tem recebido do Colégio, e do incentivo para realizar seus projetos, SOS Patinhas e Spray com Pimenta ( levar para toda escola o papel da mulher e sua importância na sociedade atual e passada) Nos sucessos e nos problemas que surgem ao longo do trabalho com esses projetos, ela aprende muito e cresce como pessoa."
Família da Laila do 8º ano