Proposta educacional e filosofia

O propósito do Colégio Integral é envolver o aluno na pluralidade de desafios cognitivos, emocionais, e consequentemente, ajudá-lo a construir competências para seguir aprendendo vida afora.

A escola é assim encarada como um lócus de socialização do conhecimento, como um processo de construção permanente da História da Humanidade, das Ciências, da Arte, da Tecnologia e das diversas formas de apreensão da cultura.

Valores essenciais

Desenvolver qualidades para que possa exercitá-las em suas experiências individuais e na sociedade.

Experiências
individuais

Relação
com o outro

A Escola

Desejamos que nossos alunos se relacionem consigo e com o mundo de forma empática, ética, responsável e consciente.

Em 1989 nasce o Colégio Integral, fruto dos esforços de professores movidos pela fé na legitimidade de seus ideais. Baseados nas propostas pedagógicas do educador francês Célestin Freinet, defende-se uma experiência educacional que ultrapasse o mero aprendizado de conteúdos didáticos obrigatórios, mas que, muito além disso, proporcione aos alunos a plena vivência de valores essenciais como a liberdade, a responsabilidade, a democracia e o respeito a cada indivíduo como ser único.

Defendemos uma experiência educacional que ultrapasse os conteúdos didáticos obrigatórios.

A Educação Integral vai além do currículo formal e de verdades absolutas, dando lugar a uma multiplicidade de ideias e reflexões que se traduzem em saberes e experiências de vida. Construídos ao longo de mais de 25 anos de experiência, nossos princípios educativos são compromissos assumidos por professores, funcionários, pais e alunos, unidos em torno do mesmo projeto educacional.

Nosso objetivo é levar o educando a...

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Integral não mede esforços para buscar o aluno em seus diferentes momentos de aprendizagem. Nesta relação, aluno e professor lançam-se a novos desafios e juntos desenvolvem competências por meio da cooperação, construindo o conhecimento e transformando-se em aprendizes um do outro.