Proposta educacional e filosofia

Colégio Integral - Proposta Educacional e Filosofia
O propósito do Colégio Integral é envolver o aluno na pluralidade de desafios cognitivos, emocionais, e consequentemente, ajudá-lo a construir competências para seguir aprendendo vida afora.

A escola é assim encarada como um lócus de socialização do conhecimento, como um processo de construção permanente da História da Humanidade, das Ciências, da Arte, da Tecnologia e das diversas formas de apreensão da cultura.

Valores essenciais

Desenvolver qualidades para que possa exercitá-las em suas experiências individuais e na sociedade.

Experiências
individuais

• Questionamento
  • Autoconfiança
  • Disciplina
  • Honestidade
  • Perseverança
  • Criatividade

Relação
com o outro

• Empatia
  • Tolerância
  • Respeito
  • Gentileza
  • Cooperação
  • Solidariedade

A Escola

Desejamos que nossos alunos se relacionem consigo e com o mundo de forma empática, ética, responsável e consciente.

Em 1989 nasce o Colégio Integral, fruto dos esforços de professores movidos pela fé na legitimidade de seus ideais. Baseados nas propostas pedagógicas do educador francês Célestin Freinet, defende-se uma experiência educacional que ultrapasse o mero aprendizado de conteúdos didáticos obrigatórios, mas que, muito além disso, proporcione aos alunos a plena vivência de valores essenciais como a liberdade, a responsabilidade, a democracia e o respeito a cada indivíduo como ser único.

Defendemos uma experiência educacional que ultrapasse os conteúdos didáticos obrigatórios.

A Educação Integral vai além do currículo formal e de verdades absolutas, dando lugar a uma multiplicidade de ideias e reflexões que se traduzem em saberes e experiências de vida.

Construídos ao longo de mais de 25 anos de experiência, nossos princípios educativos são compromissos assumidos por professores, funcionários, pais e alunos, unidos em torno do mesmo projeto educacional.

Nosso objetivo é levar o educando a...

A informação e transformá-la em conhecimento;

• Descobrir-se

Como sujeito e agente do próprio desenvolvimento;

• Despertar

O desejo de melhorar sempre, com autonomia, iniciativa e responsabilidade;

• Agir

Com liberdade e individualidade, para aprender a respeitar estes valores em seus colegas;

• Exercitar

A criatividade e diversificar o olhar;

• Educar-se

Pela vida e para a vida, adaptando-se a um mundo em contínuo desenvolvimento;

• Desenvolver

O raciocínio e o pensamento crítico;

• Enfrentar

Situações desafiadoras desenvolvendo o espírito investigativo e superar frustrações;

• Conscientizar-se

De seus direitos e deveres para atuar como agente transformador do processo cultural, social e econômico;

• Reconhecer

A Identidade cultural compreendendo e aceitando a diversidade humana;

• Conscientizar-se

Sobre a importância do equilíbrio corpo e mente em busca de qualidade de vida;

• Cuidar

Do planeta Terra.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Integral não mede esforços para buscar o aluno em seus diferentes momentos de aprendizagem. Nesta relação, aluno e professor lançam-se a novos desafios e juntos desenvolvem competências por meio da cooperação, construindo o conhecimento e transformando-se em aprendizes um do outro.