Desafiar e produzir
Desafiar o aluno para consolidar, aprofundar e ampliar seu conhecimento enquanto estudante e indivíduo, contribuindo para que ele possa construir e realizar seus projetos de vida, respaldados nos princípios da justiça, da ética e da cidadania.
Esta etapa completa o processo da Educação Básica, tendo como meta a educação integral do educando por meio do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, possibilitando a sua inserção no mundo social, acadêmico e profissional.
Os desafios da juventude: um mundo de possibilidades
Transformações profundas
O Ensino Médio é uma fase diferenciada da vida, marcada por transformações profundas, alterando também a visão de mundo do indivíduo. Surgem novas experiências afetivas e escolhas profissionais, desafios e possibilidades para quem está adquirindo uma autonomia crescente e vive em um mundo a se desvelar.
Construir conhecimentos
E em meio a esses anseios, o aluno vai se encontrando, descobrindo e construindo diferentes conhecimentos, se constituindo como indivíduo e se posicionando frente a diferentes demandas.
Decisões responsáveis
É aqui que a autonomia desenvolvida ao longo de toda vida escolar vai se consolidando, o jovem enfrenta desafios em que precisa tomar decisões fundamentadas e responsáveis.
Investigação e intervenção
Ele passa a enxergar o mundo como um campo aberto para investigação e intervenção quanto a aspectos sociais, produtivos, ambientais e culturais, enquanto a escola e a sociedade o convocam para assumir responsabilidades e para equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores, valorizando o esforço dos que o precederam e abrindo-se criativamente para o novo.
Projeto de vida
Ao vivenciar essas múltiplas experiências, o aluno será capaz de iniciar seus projetos de vida, em sintonia com seu percurso, sua história e seu propósito de vida, tanto aqueles relacionados ao estudo e ao trabalho, como também aqueles relacionados a estilos de vida, priorizando àqueles saudáveis, sustentáveis e éticos.