Colégio Integral

Educação Infantil


Conhecer e Explorar

Colégio Integral - Educação Infantil
Criar experiências para que a criança explore o mundo, conheça a si e aos seus pares, e por meio da interação, seja capaz de assimilar e construir conhecimento.

A Educação Infantil no Colégio Integral atende alunos de 3 a 5 anos. É a primeira etapa da Educação Básica quando a criança aprende dividir a atenção com outras pessoas, observa e experimenta a expressão de seus sentimentos, a vivência de frustrações, a resolução de conflitos e a regulação de suas emoções; tudo isso através das interações e brincadeiras que vive com seus colegas e professores, ao mesmo tempo em que exercita suas capacidades motoras e cognitivas e amplia sua visão de mundo.

O ingresso da criança no
ambiente escolar

Vivência e comunidade

A Educação Infantil é a fase em que seu filho compartilhará suas vivências e irá se perceber enquanto parte de uma nova comunidade.

Autonomia e grupo

Nessa nova jornada, ele inicia a busca pelo desenvolvimento de sua autonomia, enquanto participa da organização das regras do grupo, e exercita seus cumprimentos e autorregulação.

Empatia e emoções

Também descobrirá os impactos que o outro causa em si, e a influência que exerce sobre o outro, assimilando e exercitando empatia, por meio das atividades de natureza emocional.

Respeito e limites

Além disso, a criança passará por experiências que o ensinarão a respeitar limites, controlar as emoções, relacionar-se com adultos e entender sobre si mesmo e seus amigos.

Campos de experiência

E vivenciar os campos de experiência a partir de uma proposta diversificada.

Novo universo cultural

Esse novo universo cultural contribuirá para a aprendizagem individual e socialização de descobertas.

Habilidades desenvolvidas na Educação Infantil

  • Educação Infantil - O eu, o outro e o nós

    O eu, o outro e o nós

    • Entender e expressar seus próprios sentimentos bem como compreender e respeitar as emoções dos demais;
    • Conviver em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, identificando e respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros;
    • Conhecer e respeitar regras de convívio social.
  • Educação Infantil - Corpo, gestos e movimentos

    Corpo, gestos e movimentos

    • Reconhecer as ações que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis;
    • Desenvolver autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo;
    • Reconhecer e utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio;
    • Coordenar e aprimorar suas habilidades manuais.
  • Educação Infantil - Traços, sons, cores e formas

    Traços, sons, cores e formas

    • Identificar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva;
    • Fazer uso das artes visuais para expressar-se, utilizando diferentes materiais;
    • Relacionar-se com o outro, empregando gestos, palavras, jogos, imitações, brincadeiras, observações e expressão corporal.
  • Educação Infantil - Escuta, fala, pensamento e imaginação

    Escuta, fala, pensamento e imaginação

    • Ser capaz de expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios;
    • Argumentar e relatar fatos através da fala, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua linguagem ao contexto em que é produzida;
    • Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas;
    • Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação. E perceber a função social da escrita.
  • Educação Infantil - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    • Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles;
    • Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles;
    • Compreender e utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências;
    • Compreender as unidades de medida (dia e noite, dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro, antes, agora e depois), para aplicar nas questões do cotidiano;
    • Identificar e registrar quantidades com diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números e etc.

Currículo

  • Hora do Conto
  • Jogos Matemáticos
  • Recreação
  • Roda da Conversa
  • Hora da Fruta
  • Parquinho
  • Jogos Simbólicos (Brincadeiras Livres e Dirigidas)
  • Criação Pedagógica
  • Cantigas
  • Desenho Livre e Dirigido
  • Pesquisa
  • Biblioteca
  • Registros Matemáticos
  • Registros de Escrita
  • Texto Coletivo
  • Livro da Vida
  • Música
  • Laboratório de Ciências
  • Arte
  • Educação Física
  • Datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais, Páscoa, Festa Junina e Natal)
  • Vivências Teatrais
  • Atividades Aquáticas
  • Construção de Álbuns e BTs (Biblioteca do Trabalho)
  • Aulas de Campo
  • Pesquisas em casa
  • Mostra dos Trabalhos

Período Integral

Atividades complementares do contraturno

Organizado para o desenvolvimento do bem-estar físico, afetivo, social e intelectual, visa ampliar o olhar de mundo e diversificar as referências culturais dos alunos. O contra turno no Colégio Integral tem uma estética e uma plástica lúdica, levando em conta as peculiaridades de cada faixa etária.

Sem substituir as aprendizagens e relacionamentos específicos do ambiente familiar, harmoniza, numa dinâmica afetiva, rica e bem acompanhada, o desenvolvimento de todas as potencialidades de seus integrantes. Nas atividades semanais do período Integral estão: ateliês de expressão artística (plástica, dança e música), prática de yoga, natação, inglês, além de visitas mensais ao MON (museu), de descobertas e partilhas multiculturais e da versatilidade e flexibilidade de experiências possíveis ao período integral.

Pode oferecer, a critério dos pais, oportunidades de reforço escolar e acompanhamento das tarefas diárias.

Depoimentos de pais e alunos

  • "O respeito ao aluno e dedicação dos professores e colaboradores do Colégio Integral é visto desde a acolhida, no portão da escola. Todos conhecem os alunos pelo nome. Nas atividades desenvolvidas apresenta conteúdos de forma envolvente e cativante, e não apenas os conteúdos curriculares, mas temas que oferecem consciência do papel de cada um na nossa sociedade, contribuindo para a formação de seres humanos com responsabilidade, compaixão e pensamento crítico, sempre em busca de um mundo melhor."

    Família do Davi do Jardim I e do Pedro do Jardim III

  • "Colégio Integral, a partir de um ambiente de respeito, troca e construção coletiva, incentiva a diversidade e fortalece as relações interpessoais, contribuindo para a edificação de uma sociedade justa e igualitária."

    Família da Júlia do Jardim III e da Luiza do 5º ano

  • "O Colégio Integral vai muito além do ensino didático. Ele instiga a busca do conhecimento, aponta caminhos de desenvolvimento, acolhe e trabalha as individualidades. Aqui, não temos apenas uma excelente escola, ganhamos também uma grande família."

    Família da Gabriela do Jardim II