Desafiar o aluno para consolidar, aprofundar e ampliar seu conhecimento enquanto estudante e indivíduo, contribuindo para que ele possa construir e realizar seus projetos de vida, respaldados nos princípios da justiça, da ética e da cidadania.
Esta etapa completa o processo da Educação Básica, tendo como meta a educação integral do educando por meio do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, possibilitando a sua inserção no mundo social, acadêmico e profissional.
Os desafios da juventude:
um mundo de possibilidades
Transformações profundas
O Ensino Médio é uma fase diferenciada da vida, marcada por transformações profundas, alterando também a visão de mundo do indivíduo. Surgem novas experiências afetivas e escolhas profissionais, desafios e possibilidades para quem está adquirindo uma autonomia crescente e vive em um mundo a se desvelar.
Construir conhecimentos
E em meio a esses anseios, o aluno vai se encontrando, descobrindo e construindo diferentes conhecimentos, se constituindo como indivíduo e se posicionando frente a diferentes demandas.
Decisões responsáveis
É aqui que a autonomia desenvolvida ao longo de toda vida escolar vai se consolidando, o jovem enfrenta desafios em que precisa tomar decisões fundamentadas e responsáveis.
Investigação e intervenção
Ele passa a enxergar o mundo como um campo aberto para investigação e intervenção quanto a aspectos sociais, produtivos, ambientais e culturais, enquanto a escola e a sociedade o convocam para assumir responsabilidades e para equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores, valorizando o esforço dos que o precederam e abrindo-se criativamente para o novo.
Projeto de vida
Ao vivenciar essas múltiplas experiências, o aluno será capaz de iniciar seus projetos de vida, em sintonia com seu percurso, sua história e seu propósito de vida, tanto aqueles relacionados ao estudo e ao trabalho, como também aqueles relacionados a estilos de vida, priorizando àqueles saudáveis, sustentáveis e éticos.
Competências e habilidades desenvolvidas no Ensino Médio
O conjunto de competências e habilidades desse nível consolida e amplia as competências gerais da Educação Básica. Pretende-se por meio de uma noção ampliada e plural de juventude, garantir ao jovem sua inserção autônoma e crítica no mundo, incentivando-o na continuidade de sua jornada acadêmica e preparando-o para os desafios da vida adulta e para o trabalho. Conheça as propostas para cada uma dessas áreas:
Currículo
O currículo é desenvolvido em três anos, a partir da contextualização dos conteúdos, incluindo, além das disciplinas tradicionais, módulos que priorizam a Inovação, comunicação, resolução de problemas e criatividade. Nessa proposta, o desenvolvimento das habilidades e competências se dá de forma integrada à aprendizagem dos conteúdos por meio de desafios e questões do mundo real, no qual os alunos colocam em prática conhecimentos que terão que usar no seu dia a
Linguagens, códigos e suas tecnologias
- Língua Portuguesa
- Literatura
- Inglês
- Espanhol
- Arte
- Educação Física
Matemática e suas tecnologias
- Matemática
Ciências da natureza e suas tecnologias
- Biologia
- Química
- Física
Ciências humanas e suas tecnologias
- História
- Geografia
- Filosofia
- Sociologia
- Disciplinas modulares
- Leitura e interpretação
- Produção de texto
- Laboratório de Química e Biologia
- Simulados
- Informática
- Estudo de Campo
- Assistência Pedagógica
- Feiras de Profissões
- Mostra de Artes e trabalhos científicos
- Palestras – Formação pessoal e profissional
- Projetos interdisciplinares
- Orientação profissional
- Olimpíadas nacionais
Depoimentos de pais e alunos
-
"No Colégio Integral a sensibilidade e respeito pelo singular, associados ao ensino e dedicação dos profissionais, despertam nos alunos o interesse pelo aprendizado. Princípios indispensáveis que atuam como balizadores para formação humana desses jovens, futuros profissionais que certamente farão a diferença no meio em que atuarem."
Fabíola Sbruzzi Messmar e Ali Feres Messmar Filho
Pais da Valentina Sbruzzi Messmar da 2ª série -
"No Colégio Integral a sensibilidade e respeito pelo singular, associados ao ensino e dedicação dos profissionais, despertam nos alunos o interesse pelo aprendizado. Princípios indispensáveis que atuam como balizadores para formação humana desses jovens, futuros profissionais que certamente farão a diferença no meio em que atuarem."
Fabíola Sbruzzi Messmar e Ali Feres Messmar Filho
Pais da Valentina Sbruzzi Messmar da 2ª série -
"No Colégio Integral a sensibilidade e respeito pelo singular, associados ao ensino e dedicação dos profissionais, despertam nos alunos o interesse pelo aprendizado. Princípios indispensáveis que atuam como balizadores para formação humana desses jovens, futuros profissionais que certamente farão a diferença no meio em que atuarem."
Fabíola Sbruzzi Messmar e Ali Feres Messmar Filho
Pais da Valentina Sbruzzi Messmar da 2ª série