Desafiar e Produzir

Colégio Integral - Ensino Médio
Desafiar o aluno para consolidar, aprofundar e ampliar seu conhecimento enquanto estudante e indivíduo, contribuindo para que ele possa construir e realizar seus projetos de vida, respaldados nos princípios da justiça, da ética e da cidadania.

Esta etapa completa o processo da Educação Básica, tendo como meta a educação integral do educando por meio do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, possibilitando a sua inserção no mundo social, acadêmico e profissional.

Os desafios da juventude:
um mundo de possibilidades

Transformações profundas

O Ensino Médio é uma fase diferenciada da vida, marcada por transformações profundas, alterando também a visão de mundo do indivíduo. Surgem novas experiências afetivas e escolhas profissionais, desafios e possibilidades para quem está adquirindo uma autonomia crescente e vive em um mundo a se desvelar.

Construir conhecimentos

E em meio a esses anseios, o aluno vai se encontrando, descobrindo e construindo diferentes conhecimentos, se constituindo como indivíduo e se posicionando frente a diferentes demandas.

Decisões responsáveis

É aqui que a autonomia desenvolvida ao longo de toda vida escolar vai se consolidando, o jovem enfrenta desafios em que precisa tomar decisões fundamentadas e responsáveis.

Investigação e intervenção

Ele passa a enxergar o mundo como um campo aberto para investigação e intervenção quanto a aspectos sociais, produtivos, ambientais e culturais, enquanto a escola e a sociedade o convocam para assumir responsabilidades e para equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores, valorizando o esforço dos que o precederam e abrindo-se criativamente para o novo.

Projeto de vida

Ao vivenciar essas múltiplas experiências, o aluno será capaz de iniciar seus projetos de vida, em sintonia com seu percurso, sua história e seu propósito de vida, tanto aqueles relacionados ao estudo e ao trabalho, como também aqueles relacionados a estilos de vida, priorizando àqueles saudáveis, sustentáveis e éticos.

Competências e habilidades desenvolvidas no Ensino Médio

O conjunto de competências e habilidades desse nível consolida e amplia as competências gerais da Educação Básica. Pretende-se por meio de uma noção ampliada e plural de juventude, garantir ao jovem sua inserção autônoma e crítica no mundo, incentivando-o na continuidade de sua jornada acadêmica e preparando-o para os desafios da vida adulta e para o trabalho. Conheça as propostas para cada uma dessas áreas:

• Ensino Médio - Linguagens

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

O foco desta área está na ampliação da autonomia, do protagonismo, autoria, identificação e crítica na prática de diferentes linguagens.

• Ensino Médio - Matemática

Matemática e suas Tecnologias

A metodologia proposta possibilita ao aluno empreender ferramentas para utilização de conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas não somente para resolver problemas, como também para formulá-los: descrever dados, selecionar modelos adequados e desenvolver o pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos.

• Ensino Médio - Ciências da Natureza

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Os desafios propostos pelos professores nas diferentes competências das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, visam possibilitar ao aluno ferramentas para que possa construir e utilizar conhecimentos para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e globais, relativos às condições de vida e do meio ambiente.

• Ensino Médio - Ciências Humanas

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Busca-se nesta área ampliar a base conceitual de aprendizagens de análise, comparação, interpretação e construção de argumentos, concentrando-se na avaliação das relações sociais, dos modelos econômicos, dos processos políticos e das diversas culturas.

Currículo

O currículo é desenvolvido em três anos, a partir da contextualização dos conteúdos, incluindo, além das disciplinas tradicionais, módulos que priorizam a Inovação, comunicação, resolução de problemas e criatividade. Nessa proposta, o desenvolvimento das habilidades e competências se dá de forma integrada à aprendizagem dos conteúdos por meio de desafios e questões do mundo real, no qual os alunos colocam em prática conhecimentos que terão que usar no seu dia a

Linguagens, códigos e suas tecnologias

• Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Inglês
  • Espanhol
  • Arte
  • Educação Física

Matemática e suas tecnologias

Ciências da natureza e suas tecnologias

• Biologia
  • Química

Ciências humanas e suas tecnologias

• História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Disciplinas modulares
  • Leitura e interpretação
  • Produção de texto
  • Laboratório de Química e Biologia
  • Simulados
  • Informática
  • Estudo de Campo
  • Assistência Pedagógica
  • Feiras de Profissões
  • Mostra de Artes e trabalhos científicos
  • Palestras – Formação pessoal e profissional
  • Projetos interdisciplinares
  • Orientação profissional
  • Olimpíadas nacionais

Depoimentos de pais e alunos

• "No Colégio Integral a sensibilidade e respeito pelo singular, associados ao ensino e dedicação dos profissionais, despertam nos alunos o interesse pelo aprendizado. Princípios indispensáveis que atuam como balizadores para formação humana desses jovens, futuros profissionais que certamente farão a diferença no meio em que atuarem."