Manual de Convívio Escolar

No Integral, combinado é para ser cumprido!

“Por meio de contratos, alunos e educadores definem juntos suas responsabilidades individuais e coletivas, aprendendo o significado da palavra compromisso”.

Célestin Freinet Célestin Freinet

Combinados

Uniforme

De uso obrigatório em todas as atividades escolares. É importante identificar com o nome completo todas as peças para que, em caso de perda, o estudante possa recuperá-lo.

Celulares

Durante as aulas só deverão ser ligados para pesquisa, a pedido do professor. Nos outros momentos os celulares permanecerão na coordenação.

Internet

Os recursos da Internet (Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, entre outras ferramentas) são sempre bem-vindos como meios de comunicação e pesquisas. A orientação e supervisão do adulto é condição essencial para o bom uso dessas ferramentas pelos estudantes.

Aniversários

Para alunos de Educação Infantil ao 5º ano poderão ser comemorados na última semana de cada mês, durante o horário de recreio. Trata-se de uma celebração somente com a turma, que possibilita a vivência de valores. A professora auxiliará na divisão dos doces, salgados e bebidas entre as famílias.

Agenda

É obrigatório seu uso na escola. Nela, entre outras anotações, deverão constar as tarefas diárias dos alunos.

Lanche

Alunos de Educação Infantil ao 5º ano lancham na sala de aula, acompanhados pelas professoras regentes. Os alunos de Educação Infantil devem trazer seus lanches de casa e sempre uma fruta para a cesta das 17h. De 2º ao 5º ano os alunos terão acesso à cantina somente um dia na semana, conforme combinado com a professora. A escola fornecerá o lanche para os alunos de Período Integral e Semi.

Recreio

Os horários de recreio são diferentes para cada faixa etária. Alunos de 2º ao 5º ano vivenciam, no pátio, o projeto Recreiomania.

Saúde

Crianças indispostas ou doentes não devem ser encaminhadas à escola. Em caso de suspeita de qualquer doença ou mal-estar, os pais serão imediatamente contatados. Medicamentos só serão administrados após autorização dos pais. Todo medicamento vindo de casa deverá estar acompanhado de informações, por escrito, referentes à dosagem, horário e eventuais cuidados.

Atrasos

Todos podem se atrasar acidentalmente. Haverá para isso uma tolerância de 5 minutos. O aluno de 6º ano em diante entrará somente na aula seguinte.

Para pais

É inegável a importância dos pais para o desenvolvimento dos hábitos de estudo, de pesquisa e da disciplina intelectual dos filhos. Para isso:

  • Estabeleça uma rotina familiar diária. (Hora de estudar e fazer tarefas; responsabilidades e horários para realizá-las);
  • Valorize o saber, a autodisciplina e o trabalho, demonstre que isto são qualidades conquistadas com esforço pessoal;
  • Mostre que suas expectativas sobre conquistas escolares são boas. (Estabeleça padrões; encoraje talentos que seu filho demonstra);
  • Estimule e elogie o desenvolvimento e o progresso de seu filho na escola. (Mostre interesse pelo que ele aprende, mantenha-se em contato com a escola);
  • Crie oportunidades de conversação, leitura e escrita. (Comente fatos atuais; peça opiniões orais e escritas; dê dicas de leitura; planeje com ele o dia seguinte).

O aluno percebe a importância da escola na medida em que observa o valor que o adulto dá a ela.

Escola e família

Para alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais

A agenda será o nosso meio de comunicação diária. Ela será utilizada pelos (as) alunos (as) como um Diário de Bordo e deve ser rubricada todos os dias pelos responsáveis.

Para alunos dos Anos Finais

Sempre que desejar falar com os professores, ligue para marcar.

Tarefas de casa

1º ao 5º ano

As tarefas de casa são prescritas diariamente e devem ser anotadas nesta agenda. É ofício do aluno anotar as tarefas e apresentá-las ao professor. Todos os temas das tarefas para casa serão discutidos antecipadamente em sala de aula, exceto os casos de pesquisas preparatórias.

6º ao 9º ano

As tarefas devem ser anotadas cotidianamente na agenda. Estarão disponíveis pela Internet, no site: www.colegiointegral.com.br.

Sistema de avaliação

O sistema de avaliação proposto pela escola estabelece um número variável de objetivos por trimestre em cada disciplina. Tais objetivos são avaliados individualmente e o aluno deve obter no mínimo 60% de rendimento em cada trimestre para ser aprovado. Os alunos que não conseguirem atingir a média serão sujeitos à recuperação. Serão aprovados aqueles que conseguirem 60% de rendimento após recuperação.

Parecer

Aponta os resultados de avaliação trimestral, detalhando objetivo por objetivo. É usado da Educação Infantil ao 9º ano.

Boletim

É usado do 6º ao 9º ano e indica as menções e as faltas no trimestre, em cada disciplina.

Situações especiais

Avaliações em segunda chamada

Terão direito de realizar as provas em segunda chamada os alunos que deixaram de realizá-las na data prevista, por motivo justo e devidamente comprovado, como impedimentos ligados a questões de saúde. Chegada atrasada não dá ao aluno o direito de requerer segunda chamada. A solicitação deve ser feita à Coordenação, até 48 horas após a perda da prova, ou no primeiro dia de retorno do aluno à escola. O pagamento da taxa deverá ser feito no ato do requerimento.

Sanções

São aplicadas aos alunos que reincidem na transgressão de normas, proibições ou na inobservância de seus deveres. A incidência de sanções é rara, mas ocorrerá sempre que necessário. Desmazelo no cumprimento de obrigações escolares, desrespeito ou agressão a colegas, funcionários ou professores são faltas graves. A escola conta com a orientação dos pais no sentido de que tais situações sejam evitadas.

“O respeito ao outro é a maior de todas as leis”“O respeito ao outro é a maior de todas as leis”

C. Freinet.

Material escolar

O material diário é de uso individual.

Importante

Recomenda-se aos alunos não trazer brinquedos para a escola. O mesmo se aplica às joias ou objetos de uso pessoal desnecessários ao trabalho escolar. Os alunos devem trazer consigo apenas material escolar comum. Canetas, lápis, penais diferentes distraem a atenção, estimulam o consumismo e valorizam o
supérfluo.

Ao aluno

Como se organizar?

  • Coloque nome em todo o material;
  • Sempre verifique embaixo da carteira quando estiver saindo da sala, para ver se não está esquecendo algo;
  • Guarde todo o seu material quando sair da sala para o recreio ou para as aulas especiais;
  • Em caso de perder ou esquecer algo, procure logo no dia seguinte;
  • Tudo que você encontrar na escola, por gentileza, devolva na recepção.

Achados e perdidos

Espaço destinado aos pertences encontrados na escola.

Projeto Escola

É um trabalho adotado com sucesso como um meio de oferecer maior segurança aos alunos, sem comprometer o tráfego local e agilizar as operações de embarque e desembarque. Os monitores estão na frente da escola, diante do portão e imediações, ordenando o trânsito, auxiliando os alunos na travessia da rua e conduzindo-os aos veículos dos pais. Para que a Operação Escola funcione conforme o planejado, precisamos também da colaboração dos pais, não estacionando na canaleta demarcada pelos cones, nem embarcando e desembarcando seus filhos em fila dupla ou no meio da rua.

Quem preferir não participar do Projeto Escola, deverá estacionar o carro nas imediações e apanhar o aluno pessoalmente dentro da escola.

Biblioteca

O Colégio Integral incentiva a criação do hábito de leitura e a compreensão dos caminhos da pesquisa. A Biblioteca é um dos ambientes para aprender a pesquisar, a descobrir, a ler, a organizar ideias e construir conhecimentos.

  • Como associar-se à biblioteca?
    Basta ir até lá e confirmar o cadastro.
  • Quantos livros podem ser emprestados?
    Três de cada vez.
  • Por quanto tempo?
    Por sete dias. Para renovar o empréstimo é preciso trazer o livro à biblioteca.
  • E se não devolver o livro?
    Haverá uma multa a ser paga, por dia de atraso.
  • E se não pagar a multa?
    O aluno perderá o direito de fazer um novo empréstimo.
  • E se perder ou estragar o livro?
    Neste caso, o leitor deverá comprar outro igual para a reposição.
  • A que horas funciona a biblioteca?
    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

“Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem.”

Zygmunt Bauman

Secretaria

Matrícula

As matrículas novas são efetuadas mediante reserva, de acordo com o número de vagas abertas. Rematrículas para o ano seguinte são feitas em período especial, informado aos pais com antecedência.

Observações

Declarações, preenchimento de formulários e outros documentos devem ser solicitados com antecedência e terão seu preço de expedição estabelecido de acordo com as normas que regem o assunto.

Horário de funcionamento da secretaria

De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h.

Serviços especiais

Contraturno

É um serviço especial e exclusivo para alunos de Educação Infantil até o 7º ano. Os alunos contam com a orientação e acompanhamento do trabalho escolar, a realização de tarefas e estudo, recreação, atividades esportivas e aquáticas, Inglês, Artes e Ateliê. O contraturno tem três opções de serviços:

  • Período Integral, das 8h às 12h;
  • Semi-Integral das 9h;
  • Semi-Integral das 11h.

Cursos livres

Capoeira – Jazz – Futsal – Circo – Judô – Desenho – Natação – Canto Coral – Robótica – Mangá – Teatro.

Atendimento à saúde

Atendimento em tempo integral. Prestação de primeiros socorros.

Atividades externas

Trimestralmente, a escola programa atividades educativo-culturais (teatros, passeios, visitas e viagens), cujas despesas são cobradas à parte. Elas se constituem em um fator de inegável enriquecimento curricular e todos devem participar delas.

Aos pais

A escola de seu filho é um lugar onde você deve se sentir à vontade. Não hesite em apresentar sugestões, críticas ou buscar esclarecimentos para suas dúvidas no momento em que elas se apresentarem. Faça-o pessoalmente, por telefone ou e-mail, sem qualquer receio de parecer inconveniente. Fique certo de que nossos objetivos são convergentes. E se não pudermos acertar sempre, estaremos em permanente esforço para errar o menos possível.

Mariza Pan e Tadeu José Ciola de Oliveira
Diretores

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