Analisar e ressignificar
Encorajar o pensamento analítico e investigativo, mediando oportunidades de discussão de ideias entre os alunos, para que pelo reconhecimento do que é diverso eles possam compreender a si mesmo e ao outro, desenvolvendo uma atitude de respeito e empatia.
Para alunos do 6º ao 9º ano. Nessa fase, o aluno está vivendo a transição entre a infância e a adolescência, por isso, depara-se com transformações biológicas, psicológicas e emocionais, ao mesmo tempo em que amplia seus vínculos sociais e afetivos e amadurece suas possibilidades intelectuais e sua capacidade de abstração.
Reconhecendo-se: o sujeito em desenvolvimento
Retomar e ressignificar
Nos anos finais do Ensino Fundamental o aluno irá retomar e ressignificar as aprendizagens das fases anteriores, aplicando-as no contexto das diferentes áreas do saber.
Ampliar o repertório
É o momento em que se amplia o repertório acadêmico e fortalece a autonomia, por meio das ferramentas oferecidas pela escola para que acesse, identifique e interaja criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. As conquistas centrais são: aprender a comunicar o saber, explicar como aprender, ensinar o outro, organizar as informações, realizar pesquisas e projetos de investigação.
Cultura digital
Nessa fase, as práticas escolares buscarão contemplar as necessidades do adolescente e aprofundarão as discussões sobre a cultura digital e suas manifestações. Ele será incentivado a ter uma participação mais consciente nesse universo digital.
Direitos humanos
É também nesse momento da vida escolar em que o estudante será desafiado a identificar e posicionar-se frente aos discursos de intolerância desnaturalizando qualquer forma de violência, refletindo sobre os direitos humanos e princípios democráticos.
O futuro
Aqui, inicia-se a reflexão sobre as oportunidades que o mundo oferece e suas incertezas, para cada jovem pensar seu futuro e outras possibilidades criativas no seu desenvolvimento pessoal e social.