Construir e ampliar
Estimular o desenvolvimento da capacidade de pensar por si mesmo, entendendo que há mais de um caminho como escolha para a construção dos saberes que se fazem diariamente no diálogo e na negociação de ideias.
Para alunos do 1º ao 5º ano, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é a fase na qual o aluno é instrumentalizado para desenvolver sua competência leitora, de escrita, de argumentação, de cálculo e raciocínio para reflexão e interpretação do mundo. Nesse período vivencia seus valores, se depara com o de seus pares e constrói novas atitudes.
A transição: novos desafios e alfabetização
Ler e escrever
Nos primeiros dois anos do Ensino Fundamental 1 a ação pedagógica tem como foco a alfabetização. O trabalho consiste em dar sentido ao ato de ler e escrever como um processo de construção.
O saber matemático
Nessa fase, o saber matemático explora a ideia e a construção do número, ampliando as diversas possibilidades e estratégias de cálculo.
O espírito investigativo
Ao longo dos anos desenvolvem-se as competências e habilidades de pensar com espírito investigativo e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos que adquiriu para compreender e atuar no mundo.
O meio social
Adquire-se maior compreensão do seu meio social e o conhecimento de diferentes culturas.
Autonomia intelectual
Ao final estará pronto para assumir o papel de estudante por meio do vínculo com a aprendizagem e ampliação da autonomia intelectual.